Moradores da Roça do Povo recebem atendimento da Saúde Itinerante

Saúde para o futuro
Ascom

 

O silêncio a que estão acostumados os moradores da comunidade de Roça do Povo foi quebrado na manhã desta quarta-feira por um bom motivo: o burburinho originado com a chegada de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, para atendimento da população do local. Um grande grupo se reuniu na sede da Associação de Moradores e teve acesso a vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, prevenção contra câncer de mama, citologia, consulta médica, encaminhamento para mamografia e acompanhamento do programa Bolsa Família.

Os serviços oferecidos pela Prefeitura de Itabuna fazem parte das ações itinerantes que vêm sendo realizadas pela Secretaria da Saúde e estabelece uma relação de maior proximidade com a população. A equipe - formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes de saúde e auxiliar administrativo -atendeu, especialmente, crianças e idosos com dificuldade de locomoção. A diretora de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Luciana Pinheiro, explicou à comunidade que aquela era uma ocasião especial e que o atendimento não interfere e nem desobriga da visita ao posto de saúde. “O passe livre para ir à Unidade Jorge Amado continua valendo” afirmou.

Luciana Pinheiro lembra que o objetivo da gestão é uma programação que estreite os laços com a comunidade e isso ajuda a fortalecer os usuários do SUS. A presidente da Associação de Moradores, Maria das Neves Oliveira, comemorou afirmando que a ação é uma vitória de toda a comunidade. “Há três anos a gente não tem esse atendimento aqui e passar a ter agora regularmente é uma grande vitória. Muitas pessoas têm dificuldade de se deslocar, a equipe vindo aqui facilita a acessibilidade” explicou.

A moradora Anelina Tereza de Jesus, 84 anos, lembra que o atendimento “é bom, pois não preciso ir ao posto. Sempre vou de ônibus. Só quando estou muito ruim a gente consegue um carro, mas é difícil. Essa é a primeira vez que venho a esse atendimento e estou gostando”. As mães Jane Nascimento Araújo e Aldaci Batista Santos levaram os filhos para acompanhamento do Bolsa Família. “Muito bom. Não precisamos pagar passagem, nem atravessar a rodovia com as crianças o que é muito arriscado. A gente mora pertinho e hoje veio a pé” contou Jane. Aldaci também ressaltou a comodidade de ter acesso facilitado à saúde. “Está melhorando cada vez mais. Agora está melhor e mais perto” confirmou.